Seguindo estes passos, você gastará menos com sua reforma

Reformar talvez seja o sonho de muita gente. Deixar sua casa do jeito que você quer e ainda valorizar o imóvel… tem coisa melhor?! Não por acaso, muitos vão coletando ideias do Pinterest e imagens de referência para quando o grande momento chegar. Imagina poder fazer tudo que você deseja e gastar menos com sua reforma!

Mas atenção, às vezes, deixando a emoção tomar conta de si, algumas etapas são puladas e os processos invertidos. Os resultados podem ser desastrosos: acabamentos malfeitos, sujeira interminável, gastos desnecessários e, até mesmo, ter que começar tudo do zero!

Como todo processo da Construção Civil, a reforma (seja ela comercial, hospitalar ou residencial) exige ordem e planejamento do início ao fim. Pensando nisso, separamos 5 passos que você não pode pular na hora de realizar sua reforma e gastar menos com ela. O preço total pode até mesmo triplicar se alguma das etapas for negligenciada!

Até mesmo para as reformas alto padrão a economia pode ser muito significativa. Para que o seu tão esperado sonho não se torne um pesadelo financeiro e uma dor de cabeça, continue no texto!


1 – Contrate um engenheiro

Pode parecer óbvio, mas ainda é muito comum a quantidade de obras que são erguidas por pessoas sem o know-how da Engenharia.

Muitas vezes, por um “precinho camarada”, o proprietário é seduzido a reduzir custos e deixar a obra na mão dos pedreiros e empreiteiros. Mas depois de um tempo, o barato começa a encarecer – infiltrações, estruturas mal planejadas e gastos em excesso com materiais. Imagine pôr abaixo uma parede e colocar a estrutura inteira em risco

Já pensou em ter que fazer tudo de novo só por que não quis contratar um engenheiro desde o início?!


2 – Verifique a melhor época para realizar sua obra

Não só de concreto vive a Construção Civil. Pouquíssimas pessoas sabem, mas existe um período, no ano e no dia, mais propícia para executar diferentes tipos de obras.

Se sua reforma for externa, deve-se observar os índices pluviométricos da época – a preferência é para os períodos de estiagem e mais secos. Já para reformas internas, o mais importante é estar atento ao tempo permitido de trabalho e regimentos do condomínio.

Estes dois pontos não só vão otimizar o tempo de serviço, deixando-o mais rápido, como também aliviar um peso do bolso.


3 – Não pague o serviço completo

Nunca pague o serviço completo e aprovado no início da obra. Pague um adiantamento e o resto após a entrega – isso dá para você um controle e garantia de prazos e excelência no processo.

Além disso, tenha em papel todos os contratos e termos de execução. Isso facilita se necessário algum cabimento legal e te deixa a par do que ocorre, e inevitavelmente gastar menos.


4 – Tenha uma planilha de controle

Uma planilha de controle financeiro vai deixá-lo por dentro de cada canto da reforma. Não só o cronograma de execução estará na palma da sua mão, com prazos e estruturas, mas também os valores dos materiais, mão-de-obra e possíveis reajustes.

Quanto a escolha dos materiais, isso pode ficar a seu gosto ou sob responsabilidade do engenheiro. Para isso existem dois tipos de processo de execução de obra: as por preço global ou administração de obra. Escolhendo o processo correto, a economia será muito significativa.

Qual é a mais interessante para você?!


5 – Saiba onde economizar (e onde gastar)

Não faz mal repetir isso: fazer uma reforma é um investimento. Portanto, existem alguns pontos em que você não pode baratear a produção. Mão-de-obra, serviço de engenharia e qualidade dos materiais são de extrema importância.

Contudo, há muitos pontos que vão deixar sua reforma custando menos que o esperado – sem prejudicar a beleza e estilo. Se procurar bem, você verá que muitos materiais podem ser substituídos por opções mais em conta, e até mais bonitas!.

Para saber em quais pontos você pode aliviar o bolso, mas ainda ter uma reforma de alto padrão, o ideal é contatar o seu engenheiro.


Entre em contato, sem compromisso, agora mesmo

A sua reforma começa muito antes do projeto, mas calma: ela não precisa ser uma dor de cabeça. Depois de ler esse texto, você já deve ter visto que o melhor a se fazer é estar em contato com um engenheiro. Nos envie uma mensagem, sem compromisso, para fazer um orçamento ainda hoje!

Categories:

Tags:

Comments are closed